O ministro do Comércio timorense, a Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste e várias empresas portuguesas assinaram hoje um acordo para a criação da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Timor-Leste.
A nota de entendimento foi assinada durante um jantar oferecido pelo governo timorense à missão empresarial portuguesa, que chegou quinta-feira ao país para analisar prioridades de investimento, uma iniciativa do Banco Espírito Santo e da embaixada de Timor-Leste em Lisboa.
"Era um passo muito importante que era preciso dar e, sobretudo, era preciso que, para ter êxito, as entidades timorenses que têm responsabilidade neste setor, nomeadamente o ministro do Comércio (António da Conceição) e a Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste legitimassem este ato", afirmou José Miguel Medeiros, da comissão instaladora da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Timor-Leste.
Segundo José Miguel Medeiros, a câmara vai ser agora constituída formalmente em Portugal, sendo depois necessário garantir que "funcione normalmente com delegações em Lisboa e em Díli" e que passe a ser o "espaço natural" para os empresários timorenses e portugueses que estejam interessados em fazer negócios em ambos os países.
Para o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste, Júlio Alfaro, a presença de empresários portugueses em Timor-Leste é muito importante e vem ao encontro dos planos de desenvolvimento do país, nomeadamente das infraestruturas.
"Há muitos empresários a vir, mas a presença portuguesa é muito especial dada às nossas relações em termos culturais e de fraternidade", acrescentou Júlio Alfaro.
No jantar participou também uma missão empresarial da Indonésia, com 120 empresários que chegaram hoje a Díli para analisar oportunidades de investimento.
Timor-Leste, com pouco mais de um milhão de habitantes, tem crescido a um ritmo de 10 por cento nos últimos anos e aguarda a sua adesão à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), um mercado com 600 milhões de pessoas.
Durante a sua estada em Díli, a missão portuguesa, que regressa sábado a Lisboa, participou numa conferência sobre "Mercado e Oportunidades em Timor-Leste", que contou com intervenções de vários governantes timorenses.
Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=654016&tm=6&layout=121&visual=49
Sem comentários:
Enviar um comentário